Os presidentes da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Joe Biden, lançarão, nesta quarta-feira, 20, a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Siga o Poder News no Instagram.
Através dela, Lula quer unir forças com o presidente norte-americano para defender uma agenda de sustentabilidade e, especialmente, justiça social na economia global.
Segundo presidente brasileiro, encontro é inédito em 500 anos de Brasil.
“É a primeira vez em que você senta com o presidente da República americano, em igualdade de condições, para discutir um problema crônico, que é a questão da precarização do mundo do trabalho”, explicou Lula.
Segundo ele, a iniciativa vai apontar para a sociedade e para a juventude a oportunidade de alcançar um trabalho que permita viver dignamente.
Dessa forma, os dois países vão trabalhar em estreita colaboração com parceiros sindicais do Brasil e dos EUA, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Também pretendem envolver outros países e parceiros globais na inciativa e, assim, fomentar um desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Desigualdade
No encontro, a meta é lutar contra a exploração, incluindo o trabalho forçado e o trabalho infantil, a economia informal e a discriminação no ambiente de trabalho.
Em particular, será tratado da discriminação contra mulheres e pessoas LGBTQI+, e a marginalização de grupos raciais e étnicos nesses meios.
Ambos os políticos levantam a bandeira do combate à desigualdade em discursos e declarações.
Direitos trabalhistas e da classe média são uma das pautas frequentes de Biden, em particular visando as eleições de 2024. Já Lula tratou o assunto como uma dos prioritários na sua agenda de Nova York.