Presidente discursa na abertura do Debate Geral da 78º Sessão / Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, 19, que o combate às mudanças climáticas e à desigualdade são os principais desafios a serem vencidos pelos líderes mundiais.

Siga o Poder News no Instagram.

Segundo o presidente, para vencer esses problemas, é preciso vencer a resignação e a falta vontade política daqueles que governam o mundo.

Lula comparou a atual conjuntura mundial com a de 2003, quando participou pela primeira vez do evento. Na ocasião, o tema central da fala foi a fome.

“O mundo está cada vez mais desigual. Os dez maiores bilionários têm mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade”, acrescentou.

Este ano, o tema é “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerando ações para a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos”.

No debate geral, os chefes dos Estados-membros da ONU são convidados a discursar em uma oportunidade para apontar suas visões e preocupações diante do sistema multilateral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *