O vereador Eúde Lucas (PDT), presidente da Câmara Municipal de Jucás, no Interior do Ceará, afirmou, em uma sessão, que autista “se cura na chibata”, nessa terça-feira, 19.
Siga o Poder News no Instagram.
A fala foi alvo de repúdio de moradores do município do Cariri e vereadores cearenses.
“Eu acho que eu era autista, só que meu pai tirava autista na peia [sic]. No meu tempo tirava autista era na chibata [sic], porque eu era um menino meio traquino”, disse o parlamentar, aos risos.
Em resposta, durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), repudiou as declarações de Eúde Lucas.
Rolim disse que a instituição e seus 43 vereadores estão unidos na condenação dessa atitude preconceituosa.
“A intolerância e falta de empatia demonstradas são inadmissíveis para um representante público. O nosso papel é promover a inclusão, respeitar a diversidade e buscar o entendimento sobre o TEA, sempre lutando contra o preconceito”, disse o presidente.
Ações da CMFor
A Câmara Municipal de Fortaleza instalou no início deste ano a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
O objetivo é ampliar as discussões e garantir a tramitação de projetos em benefício da população autista na Capital.
Grupo trabalhará formando parcerias com os familiares e instituições que priorizam o desenvolvimento e inserção das pessoas com autismo na sociedade.