Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Parque de Jericoacoara: Líder critica falta de diálogo do governo federal

Poder News 21 de setembro de 2023
Projeto foi lançado em dezembro de 2022 / Divulgação/CVC

O deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), disse nesta quarta-feira, 20, que o líder do executivo estadual vai procurar a titular do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva (Rede).

Siga o Poder News no Instagram.

Encontro servirá para apresentar a posição do Executivo estadual sobre a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara e mediar uma solução sobre o assunto.

Recentemente, o petista criticou um novo edital de concessão do equipamento à iniciativa privada, lançado na última sexta-feira, 15.

O gestor alegou que houve “falta de diálogo” com o Executivo cearense sobre a pauta e que foram pegos de surpresa.

“O Estado fez uma série de questionamentos, o Estado fez uma série de sugestões, quer dialogar com o ICMBio e, logo agora, dois dias atrás, um novo edital foi lançado”, disse Romeu Aldigueri.

No novo edital, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 116 milhões em infraestrutura, com aplicação de R$ 990 milhões em operação e gestão ao longo do contrato no equipamento, localizado entre as cidades de Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz.

A ideia de concessão remonta à proposta da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Histórico do projeto
O projeto foi lançado em 29 de dezembro passado, com estruturação da Fábrica de Projetos do BNDES, sob a coordenação do ICMBio. A ação, no entanto, foi cancelada pelo governo Lula.

Elmano de Freitas comemorou a revogação, agradecendo ao presidente e à ministra do Meio Ambiente, porém reafirmando que o Governo Federal anterior cometeu “um verdadeiro absurdo”.

“Lançaram um edital de concessão do parque nacional sem ouvir a sociedade cearense, sem ouvir as prefeituras municipais de Camocim, Jijoca e Cruz, sem ouvir o Governo do Estado, que é o proprietário”, enfatizou o líder do Governo na Alece.

Após a tentativa de diálogo com a gestão federal, caso não chegue a um entendimento sobre a administração do Parque, o governador Elmano de Freitas, segundo Romeu Aldigueri, não descarta ir à Justiça.

Post navigation

Previous: Aprovado estudo de implante cerebral em pessoas com paralisia
Next: Wagner realiza bate-papo na Regional X neste sábado, 23
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.