O Dia Mundial Sem Carro é uma data celebrada anualmente em 22 de setembro, com o intuito de tornar cidades mais sustentáveis e melhorar a mobilidade urbana.
Siga o Poder News no Instagram.
Em Fortaleza, existem algumas ações voltadas para esse intuito, como a expansão da malha cicloviária e o fortalecimento da cultura da bicicleta, dentre outras. Conheça abaixo:
Pedala Mais
Anunciada pelo prefeito José Sarto nesta semana, em 19 de setembro, a iniciativa tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta na Capital em dez anos.
A primeira etapa do programainiciou este mês, com manutenção da malha cicloviária da Avenida Bezerra de Menezes.
Ao todo, serão revitalizados 3,3 km de ciclovia no trecho compreendido entre as avenidas Humberto Monte e Padre Ibiapina e os serviços devem ser concluídos em três meses.
O principal objetivo da obra é trazer mais segurança aos ciclistas.
O Pedala Mais tem como objetivo aumentar de 5% para 10% os deslocamentos diários por bicicleta na cidade, dobrando o número de ciclistas nos próximos 10 anos.
Expansão da malha cicloviária e Bicicletar
Fortaleza é hoje a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária.
Atualmente, a cidade possui 426,1 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados. A Capital deve alcançar a marca de 600 quilômetros de infraestrutura cicloviária até junho de 2026.
Já o Bicicletar, considerado um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas no Brasil, possui 193 estações Bicicletar Adulto, além das 12 do Mini Bicicletar e 16 Bicicletar Corporativo.
O programa possui cerca de 1.300 bicicletas.
Frota de ônibus
A frota de ônibus coletivos de Fortaleza totaliza aproximadamente 1300 veículos.
Dentre eles, cerca de 90% deles adequados aos padrões de emissões Euro 5 e Euro 6, consideradas mais sustentáveis.
O sistema, introduzido no Brasil no início deste ano como parte do Proconve 8, estabelece normas de emissões inspiradas nas regulamentações da União Europeia, com o objetivo primordial de reduzir e aprimorar a qualidade do ar.
Passe livre estudantil
Segundo Sarto, Fortaleza contará com passe livre estudantil ainda em 2023.
De acordo com o prefeito, em breve, o Município enviará Mensagem à Câmara de Vereadores para oficializar o projeto.
Serão contemplados pelo passe livre os estudantes da rede pública municipal de ensino, da rede pública estadual, da rede privada e também de ensino superior.
Todos que têm direito à carteira estudantil deverão dispor de duas passagens gratuitas a cada dia útil.