A eleição para conselheiros tutelares ocorre neste domingo, 1º. Serão escolhidos, ao todo, 990 representantes e mais 990 suplentes que trabalharão pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Siga o Poder News no Instagram
Para facilitar o acesso às candidaturas em prol dos direitos humanos, foi criada a plataforma “A Eleição do Ano” pela organização “Nossas”.
O intuito também é estimular a participação dos eleitores no processo de escolha do candidato, nesta eleição que não é obrigatória.
O portal fornece informações sobre os candidatos por localidade, com uma minibiografia e um atestado de compromisso aos preceitos da organização.
Dentre eles, estão a prioridade ao acionamento de uma rede de proteção, respeito à liberdade religiosa, respeito aos direitos LGBTQIAP+, dentre outros.
Fortaleza
60 conselheiros tutelares serão eleitos para atuar no próximo ano na capital cearense. Outros 60 ficarão como suplentes.
Cargos serão preenchidos de acordo com o número de votos. Recentemente, a Prefeitura de Fortaleza conseguiu ampliar de 8 para 12 Conselhos Tutelares na cidade.