O governador Elmano de Freitas (PT) assinou nesta segunda-feira, 25, em Brasília, memorando com o Banco Mundial e o Consórcio.
Siga o Poder News no Instagram
Acordo visa fomentar a produção de Hidrogênio Verde nos 9 estados consorciados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
“É para a gente aproveitar a experiência que o Banco Mundial e aplicar em nosso projeto de desenvolvimento para o Hidrogênio Verde no Ceará, para colhermos as experiências que o Banco tem em outros lugares do mundo”, disse o governador.
O Estado já conta com um financiamento do Banco Mundial, no valor de R$ 600 milhões, para modernização do Porto do Pecém, na Grande Fortaleza.
A parceria com o Banco Mundial visa o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde para tornar o Nordeste um hub mundial desta fonte de energia.
O Ceará conta com seu hub no Porto do Complexo do Pecém.
Com mais de 30 memorandos já assinados com multinacionais para a produção do combustível, o Estado projeta dobrar o PIB a partir da produção e comercialização do H2V.
Juntos, os protocolos de intenção somam mais de U$ 8 bilhões de investimento. Hoje, o Pecém movimenta mais de 17 milhões de toneladas anualmente.
O acordo celebrado com o Banco Mundial nesta segunda também busca construir novas cadeias de valor nos estados nordestinos, transformando a região no polo da economia verde.