Foi lançada, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, a lista de parlamentares mais influentes de Brasília.
Siga o Poder News no Instagram.
No estudo, eles são chamados de “Cabeças” do Congresso Nacional, ou seja, conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício algumas das qualidades e habilidades descritas.
Dentre eles, estavam quatro cearenses: deputado Danilo Forte (União Brasil), Deputado Eduardo Bismarck (PDT), deputado Eunício Oliveira (MDB) e deputado Mauro Benevides Filho (PDT).
Foram considerados critérios como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, etc.
“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo”, explica o portal da pesquisa.
Estudo inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que vai do 1º trimestre de 2023 até setembro de 2023.
Por isto, não constam, entre os 100 mais influentes, políticos que estão licenciados do mandato, cumprindo missão no Poder Executivo, como o atual ministro da Educação, Camilo Santana.