Foi aprovada, por meio de um relatório técnico, a implantação do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, instalado na base aérea de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
Resultado veio após uma visita governador Elmano de Freitas (PT), junto ministro da Educação, Camilo Santana, do ministro da Defesa, José Múcio, e da senadora da República, Augusta Brito ao campus do ITA em São José dos Campos (SP), nesta nesta terça-feira, 3.
“É, sem dúvida, uma conquista muito grande para o nordeste brasileiro em termos de excelência”, disse Elmano.
Relatório
O relatório vem sendo preparado desde agosto. Segundo Camilo, o documento fez um estudo de viabilidade da implantação, de extensão do ITA no nordeste brasileiro e, consequentemente, no Ceará.
“Ele aprova, orienta a viabilidade desses cursos, da implantação do ITA, com seus cursos inovadores, com novos cursos que serão implementados”, explica.
Os estudos avaliaram a estrutura física da – antiga – Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia.
A partir dessa aprovação, o relatório será levado ao presidente da República, para que os demais encaminhamentos sejam dados.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no entanto,enfatizou que levar o novo campus ao povo do Nordeste-Norte brasileiro é um objetivo do Governo Federal.
Ceará
A escolha do Ceará para ser sede do novo campus não foi por acaso. Com uma concorrência enorme nos vestibulares do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação.
Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado.
“Nós temos pesquisa no Ceará na área de energias, de bioengenharia, engenharia de sistemas e para nós será um motivo de muito orgulho, não só para o Ceará, mas para todo o Nordeste, e Norte, porque está criando um centro de excelência, de pesquisa e desenvolvimento”, pontuou Elmano.
Para o ministro da Educação, essa aprovação de viabilidade é uma boa notícia não apenas para o Ceará, mas para o país.
“Um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência, não só da graduação, mas da pós-graduação, da pesquisa, da inovação que o país tem”, ressaltou Camilo Santana.