Em tempos de tensão político-institucional, o passado é um bom indicativo sobre o que nos reserva o futuro. Analisar fatos históricos, em regra, pode aconselhar líderes e inspirar gerações.
Siga o Poder News no Instagram.
Por esses e outros será muito bem vindo o seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já!”, marcado para o próximo dia 10 de novembro, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Fortaleza.
Pensado no formato de testemunhos de agentes ativos da época, a ideia é fazer exercícios de análise das conquistas – e dos desafios -, do jogo do poder à la Brasil.
A Campanha das Diretas, realizada nos anos de 1983 e 1984, reivindicava o restabelecimento do voto direto para Presidente da República – para governador foi retomado em 1982.
O movimento foi corajoso, histórico e contagiante – levou milhões às ruas e praças das maiores cidades do País. Também foi sofrido, dolorido e frustrante – não veio a tão sonhada emenda constitucional.
A união no período entre todas as forças progressistas mostrou, entretanto e de forma contundente, que a redemocratização do Brasil era uma questão de tempo.
A Campanha das “Diretas Já!” não foi dispensável. Pelo contrário. Como diria Charles Dickens, fracassos – para quem vê por esse ângulo – nos ensinam o que precisamos aprender.