
Com 69% dos votos dos defensores públicos que participaram das eleições, Sâmia Farias e Leandro Bessa foram os mais votados, respectivamente, para defensora e subdefensor público geral do Ceará para os próximos dois anos (2024 e 2025).
Siga o Poder News no Instagram.
Eleição ocorreu nesta sexta, 6. Nela, a atual defensora recebeu 229 votos. Seu adversário no pleito, Luís Fernando, teve apoio de 31% dos votantes, com um total de 129 votos.
O resultado agora deve ser anunciado pelo governador Elmano de Freitas (PT), a quem constitucionalmente cabe definir quem ocupa o cargo.
A disputa teve três sessões de votação, na Capital Fortaleza, em Sobral e em Juazeiro do Norte, além do voto postal.
Cabe ao Defensor Público-Geral, dentre outras atribuições, dirigir a Defensoria Pública do Estado, superintender e coordenar suas atividades, orientar sua atuação, representá-la judicial e extrajudicialmente, etc.
Conheça a vencedora
Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais.
Foi diretora da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec), tendo exercido as funções de 1ª Secretária (biênio 2011/2012) e Diretora de Eventos nos anos de (2013/2014).
Exercia o cargo de subdefensora geral.
Declarações
Sâmia agradeceu a confiança dos eleitores ao término da votação, afirmando que buscará uma Defensoria independente, autônoma, e mais forte.
“É o trabalho que a gente faz diuturnamente e a transformação social que a gente faz na vida das pessoas”.
Leandro Bessa, subdefensor da chapa de Sâmia, destacou que a campanha possui caráter coletivo. Segundo ele, não se constrói nada que não seja coletivamente.
“Isso está no âmago dessa candidatura e desse projeto de Defensoria, que contempla defensores e defensoras, movimentos sociais e assistidos, que são nossa razão de existir”, explicou.