Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

CMFor debate impactos da usina de dessalinização

Poder News 18 de outubro de 2023
Solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 18 / Érika Fonseca/CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas para a apresentação do projeto de instalação da usina de dessalinização – Dessal – na Praia do Futuro.

Siga o Poder News no Instagram.

O espaço do Grande Expediente foi solicitado pelo presidente Gardel Rolim (PDT), com o objetivo de aprofundar os debates sobre os impactos dessa intervenção.

“Precisamos ter a consciência de que um projeto para garantir o abastecimento d´água para o fortalezense é importante, mas obviamente temos que estar atentos aos detalhes, a tarifa, etc”, afirmou.

O presidente falou ainda que será criado um canal de comunicação direto com a Cagece e que também serão realizados outros encontros.

Na ocasião, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, fez uma explanação sobre a situação hídrica do Estado, apontando a escassez e o desafio de abastecer a cidade de Fortaleza.

Debate
Logo após a apresentação, os parlamentares tiraram dúvidas relacionadas ao projeto e sobre os impactos de instalação da usina em Fortaleza.

O presidente Gardel Rolim (PDT) solicitou o envio dos estudos realizados pelo órgão à Câmara.

Também perguntou sobre como de fato vai funcionar a Parceria Público Privada (PPP), e se o custo do investimento vai impactar a população fortalezense, por meio da cobrança da taxa de água.

O vereador Márcio Martins (SD) questionou se há no projeto uma previsão sobre o desperdício da água.

Já o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) afirmou que a questão dos cabos foi solucionada com o distanciamento de mais de 500 metros.

O parlamentar indagou sobre os impactos e a compensação social e ambiental do investimento, sugerindo a criação de uma área de preservação para as tartarugas.

O líder do governo, vereador Carlos Mesquita (PDT), falou sobre o consumo de água nas usinas de Santa Quitéria e do Pecém, e como tem sido garantido o serviço nessas indústrias sem prejudicar o abastecimento no Estado.

Também se pronunciaram os vereadores Kátia Rodrigues (Cidadania), Danilo Lopes (Avante), Lúcio Bruno (PDT), Adail Júnior (PDT), Professora Adriana Almeida (PT) e Juscelino Pinheiro.

Post navigation

Previous: Ceará terá financiamento bilionário do BNDES para próximos anos
Next: Alece: sessão celebrará 15 anos de atuação do projeto Peteca
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.