O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), discutiu, em São Paulo, estratégias e apresentou os projetos do Estado para o desenvolvimento de políticas e da produção de hidrogênio verde (H2V) para os mercados interno e externo.
Siga o Poder News no Instagram.
A apresentação aconteceu durante a abertura do Hydrogen Dialogue Latin America, iniciativa da NürnbergMesse Brasil.
O evento, que vai até esta quinta-feria, 19, acontece em parceria com a Hiria NürnbergMesse, Guia Marítimo e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo),
O Hydrogen Dialogue Latin America tem o objetivo de potencializar as discussões sobre oportunidades de negócio e a viabilização do hidrogênio verde como a principal solução global para a descarbonização.
E essa é a principal ideia também do Governo do Ceará no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cadeia de H2V.
“Nosso estado tem realizado esse projeto em uma parceria do Governo, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e com as universidades do estado”, afirmou Elmano.
O petista informou que na próxima semana deverá ser assinada parceria com a MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para a elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo de hidrogênio verde para o Ceará.
“Vamos fazer um investimento da ordem de R$ 625 milhões para a modernização do nosso Porto [do Pecém], adaptando-o para a Trasnordestina e para o hidrogênio verde. Estamos garantindo também o recurso para o reúso de água do esgotamento sanitário da Capital para a produção de H2V”, pontuou Elmano de Freitas.
Elmano de Freitas citou ainda outras ações diretamente importantes para que essa cadeia de energia limpa se consolide no Ceará.