Fortaleza vai desenvolver o Plano Estratégico de Transformação Digital com foco em Economia Digital, fruto de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Siga o Poder News no Instagram.
A instituição vai aportar US$ 90 mil no projeto. O intuito é promover a economia digital da cidade e colocar a Capital cearense como referência no Brasil e na América Latina nessa área, gerando mais oportunidades, emprego e renda.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, comentou que o grande desafio de um Plano de Economia Digital é traduzir todos os pressupostos de planejamento em ações práticas.
“Que fomentem, estimulem e que garantam um ambiente propício para que as ações inovadoras, startups e pesquisas se traduzam em desenvolvimento para a cidade e em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.
A diretora de inovação e economia da criatividade da Fundação Citinova, Ana Paula Viana, acrescenta que a parceria também prevê um mapeamento da situação atual na cidade.
Este irá avaliar o uso de tecnologias digitais para otimizar processos econômicos, abrangendo produção, distribuição e consumo de bens e serviços, além de elementos como conectividade, coleta e análise de dados, plataformas online e estímulo à inovação e empreendedorismo.
“Um dos principais resultados esperados com a promoção da economia digital é tornar Fortaleza uma referência em cidade inteligente e sustentável, impactando positivamente a vida dos cidadãos com novos negócios que facilitem o dia a dia das pessoas”, afirma.
Todo o trabalho de diagnóstico e elaboração do Plano Estratégico será realizado por uma consultoria que está em fase de contratação e deve iniciar os trabalhos ainda este ano.
A coordenação será do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova).