Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Lula conversa com Putin sobre conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia

Poder News 23 de outubro de 2023
Conversa ocorreu por telefone nesta terça-feira, 23 / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, nesta terça-feira, 23, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.

Siga o Poder News no Instagram.

Na conversa, Lula relatou a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza e reiterou a urgência da criação de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos na região.

“Os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns”, informou a presidência, em nota.

De acordo com o Palácio do Planalto, Vladimir Putin comentou sobre a proposta brasileira no Conselho de Segurança da Nações e “lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino”.

Ucrânia
Lula e o presidente russo também falaram sobre a guerra na Ucrânia. “O presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz”, diz a presidência.

A invasão russa ao território ucraniano, que desencadeou a guerra, começou em fevereiro de 2022. Desde que assumiu o governo para o terceiro mandato, Lula tenta negociar o fim do conflito.

  • Lula recusa convite de Putin para ir a fórum econômico
    Data
    26 de maio de 2023
  • Lula liga para Putin e pede que líder participe de reunião com Zelensky
    Data
    14 de maio de 2025
  • Putin diz a Lula que reunião com Trump foi positiva
    Data
    18 de agosto de 2025

Entenda
No dia 7 de outubro, o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel.

Ofensiva matou civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros.

Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs um cerco total ao território, com o corte de abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

Os ataques já provocaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. Mais de 1,5 mil crianças palestinas já morreram em Gaza.

Post navigation

Previous: CMFor e CRC-CE celebram o dia do contador nesta terça-feira, 22
Next: FPeduQ defende que não haja aumento dos tributos para o ensino privado
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.