Governadores dos nove estados da região Nordeste estiveram reunidos com representantes de ministérios para discutir adesão a projetos de educação do Governo Federal.
Siga o Poder News no Instagram.
Encontro ocorreu no Palácio do Planalto, nesta terça, 24.
Em especial houve destaque para a bolsa de incentivo e assistência aos estudantes do ensino médio.
Chefes do executivo estadual foram recebidos pelo ministro da educação, Camilo Santana, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck e a secretaria executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, que representou Rui Costa, da Casa Civil.
Educação
O ministro Camilo agradeceu o esforço conjunto para programas como “Alfabetização na Idade Certa”, ”Escolas Conectadas” e adiantou a próxima grande ação do MEC para que os jovens brasileiros não abandonem a escola.
“Vamos lançar uma bolsa para apoio financeiro a este jovem que hoje abandona os estudos para trabalhar. Não podemos mais perder os jovens deste país”, disse.
O presidente Lula já anunciou este projeto e nos próximos dias deve ocorrer o lançamento oficial.
O MEC priorizará estudantes inscritos no CadÚnico e a ideia é que a bolsa seja focalizada, observando as diferentes realidades do Brasil.
Governadores
O chefe do Executivo Cearense, Elmano de Freitas (PT), ressaltou a necessidade do diálogo com os estados, para assim entender a realidade de cada um.
Também pontuou a importância de uma flexibilização para cada ente da federação aderir ao programa de acordo com suas realidades e prioridades.
“É muito importante que o Governo Federal possa abrir a possibilidade de que nós tivéssemos, no programa nacional, uma flexibilidade para que os estados pudessem fazer parceria e se adequando à realidade de cada um”, disse o governador.
Já o coordenador do Consórcio do Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo, afirmou que os estados têm interesse nas parcerias e que, especificamente a Paraíba, já está emitindo a nova carteira.
“Esse processo é muito importante, já está avançado em diversos estados e queremos acelerar as emissões”.
Em relação à bolsa para os estudantes do ensino médio, o coordenador do Consórcio disse que a ideia é somar esforços.