
Quatro em cada seis brasileiros acreditam que a IA pode impactar positivamente suas vidas, revela estudo realizado pela Getty Images.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo o levantamento, a América Latina lidera o ranking das regiões com maior interesse em novas tecnologias, sendo que, no Brasil, o interesse é 15% maior em relação ao resto do mundo.
Outra pesquisa, feita pela plataforma Opinion Box, aponta que 36% dos brasileiros utilizam, frequentemente, produtos ou serviços que envolvem IA; 47% atribuem essa utilidade a tarefas de organização pessoal; e 45% a tarefas de trabalho.
Para 41% dos entrevistados, a IA tem maior impacto na área de comunicação e marketing. Conforme o estudo, 23% apostam no varejo e comércio eletrônico e apenas 21% julgam impactar negócios e gestão.
Outros 43% apontam privacidade e proteção de dados como principais preocupações que envolvem a tecnologia.
De acordo com levantamento da PwC, a maioria das empresas que trabalham com essa tecnologia colhe bons frutos, aumentando a produtividade de seus líderes via automação (44%).
Diferenças
O que diferencia essas empresas, segundo a pesquisa, é que, em vez de se concentrarem primeiro em um objetivo e depois passar para o próximo, elas avançam com a IA em três áreas ao mesmo tempo: transformação de negócios, tomada de decisões aprimorada e sistemas e processos modernizados.
Comparados com empresas que abordam a IA de maneira fragmentada, esses líderes (que representam pouco mais de um terço da pesquisa) têm muito mais probabilidade de relatar uma ampla adoção da IA.
Eles são aproximadamente duas vezes mais propensos a dizer que obtêm valor substancial com iniciativas de IA para melhorar a produtividade, tomar decisões, melhora a experiência do cliente e inovar em produtos e serviços, por exemplo.
Segundo o levantamento, 74% deles tomam decisões a partir de resultados obtidos através da tecnologia.