![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/10/urna.jpg)
78% dos brasileiros, ou seja, cerca de oito em cada dez, não têm “nenhuma vontade” de participar da vida política de suas cidades.
Siga o Poder News no Instagram.
Pesquisa Nacional sobre Democracia, foi divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).
O índice permanece estável em relação ao estudo anterior, feito em 2022, quando 76% dos entrevistados afirmaram não querer participar da política local.
Conforme o levantamento deste ano, apenas 8% dizem ter “muita vontade” de participar da vida política e 13%, “alguma vontade”.
Represália
De acordo com a cientista política Carla Michele, o alto percentual de pessoas que não têm interesse na participação política pode ser explicado por questões históricas e culturais.
“No Brasil, sempre tivemos uma população afastada, calada, reprimida e distante das decisões políticas. Isso foi gerando essa baixa participação”, explica.
Apesar do índice baixo, a vontade de participar da vida política é mais expressiva entre pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos (34%).
Em seguida vêm os que têm ensino Superior (31%), Classes A e B (29%) e jovens entre 16 e 24 anos (26%). Em contrapartida, os que não têm vontade de participar da política local são maioria entre os que têm Ensino Fundamental (84%).
Pesquisa
O estudo feito em parceria pelo ICS e Ipec teve o objetivo de levantar a percepção da população sobre aspectos relacionados à democracia do País de um modo geral.
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas em 127 municípios brasileiros, de maneira presencial e online. Foram consultadas pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 1 e 5 de setembro.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.