A prefeitura de Caucaia ampliou a disponibilidade de pagamento de tributos municipais por meio da modalidade Pix.
Siga o Poder News no Instagram.
O sistema de transações bancárias instantâneas havia sido implantado para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste ano.
Agora, passa a valer também para o Imposto Sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as taxas municipais.
A inovação visa facilitar a vida do contribuinte e desburocratiza o atendimento às empresas.
Para o secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdini, a ampliação das opções de pagamento via Pix é um avanço significativo para a modernização dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Caucaia.
“O Pix já é mais popular que todos os outros meios de pagamentos no Brasil. Para se ter uma ideia, a ferramenta já atingiu cerca de 170 milhões de transações em apenas um dia”, disse.
Segundo ele, o objetivo é trazer mais praticidade para os contribuintes e economia para o Município.
Com o Pix, o custo das operações financeiras foi 50% menor do que o cobrado por pagamentos bancários tradicionais. Esse procedimento foi inédito na arrecadação municipal.
“Colaborou para a simplificação das obrigações tributárias e a melhoria do ambiente de negócios. Foi uma grande conquista para Caucaia”.
Como pagar os tributos municipais pelo Pix
Todos os boletos de recolhimento de impostos e taxas municipais são emitidos com um QR Code que permite o pagamento instantâneo.
Basta o contribuinte abrir o aplicativo do seu banco, escolher a opção de pagar via Pix com QR Code e apontar a câmera do celular para o código. A transação será processada de forma imediata.