Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Senado aprecia Lei Orgânica das Polícias Militares nesta terça

Poder News 31 de outubro de 2023
Projeto estabelece que as corporações seguem subordinadas aos governadores / Andre Borges/ Agência Brasília

O Plenário deve votar nesta terça-feira, 31, em regime de urgência, o projeto de lei (PL) 3.045/2022, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Siga o Poder News no Instagram.

Relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto estabelece que as corporações continuarão subordinadas aos governadores.

Os detalhes de sua organização serão fixados em lei de iniciativa desses governantes, observadas as normas gerais do projeto e os fundamentos de organização das Forças Armadas.

De acordo com o texto, caberá ao Executivo federal definir por decreto termos usados no projeto, como segurança pública, preservação da ordem pública, poder de polícia e polícia ostensiva.

Entre outros tópicos, o projeto fixa ainda como garantia o recebimento, pelo cônjuge ou dependente, da pensão do militar ativo, da reserva ou reformado correspondente ao posto ou patente que possuía, com valor proporcional ao tempo de serviço; e auxílio funeral por morte do cônjuge e do dependente.

  • Senado aprova Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares
    Data
    8 de novembro de 2023
  • Senado Federal aprova a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil
    Data
    25 de outubro de 2023
  • Ceará sedia 1º Seminário da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
    Data
    19 de maio de 2025

Liberdade de expressão
Quanto à liberdade de expressão por parte desses profissionais, o projeto proíbe a eles participar, ainda que no horário de folga, de manifestações coletivas de caráter político-partidário ou reivindicatória portando arma ou uniforme.

Entretanto, embora seja proibido de se filiar a partido político e sindicato, o policial militar poderá comparecer armado em eventos político-partidários fora do horário de serviço.

A proposta também muda definições sobre competências de policiamento de trânsito para garantir o trabalho dos agentes de trânsito concursados.

O texto foi encaminhado em regime de urgência ao Plenário após ter sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 25 de outubro.

Post navigation

Previous: Prefeitura de Caucaia disponibiliza pagamento via Pix para tributos
Next: TSE retoma julgamento que pode condenar Bolsonaro por abuso no 7/9
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.