Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Petrobras refina 100% de óleo de soja pela primeira vez

Poder News 8 de novembro de 2023
Ação visa planejar o futuro sem prejudicar o presente / Arquivo/Agência Brasil

A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), que pertence à Petrobras, conseguiu processar 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial pela primeira vez.

Siga o Poder News no Instagram.

Quem está por trás da tecnologia é o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da estatal.

A partir de matérias-primas renováveis vai ser possível gerar produtos petroquímicos totalmente renováveis.

Segundo o diretor-superintendente da RPR, Felipe Jorge, o intuito da estratégia é planejar o futuro, sem prejudicar o abastecimento atual.

“O primeiro passo foi dado. A tecnologia da Petrobras licenciada para a Riograndense vai nos permitir, já no próximo ano, produzir renováveis sem deixarmos de atender nosso atual mercado de produtos e combustíveis”, disse Felipe Jorge.

A expectativa é que a refinaria, que fica na cidade de Rio Grande (RS), produza insumos petroquímicos e combustíveis renováveis como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno), usados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC.

Os teores de concentração de BTX identificados também atendem aos níveis exigidos para formular gasolinas de desempenho alto, praticamente isentas de enxofre.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reforçou que a companhia tem como uma de suas prioridades a transição energética.

“Estamos fazendo derivados típicos de petróleo a partir de óleo vegetal. É inovação e transição energética combinadas em benefício do Brasil”, disse Prates.

Post navigation

Previous: Alece: Gilmar Mendes receberá Título de Cidadão Cearense
Next: Passe livre para estudantes é aprovado pela CMFor
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.