![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/11/cagece.jpg)
O projeto de usina de dessalinização do Ceará, a Dessal, foi aprovado nesta quarta-feira, 8, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).
Siga o Poder News no Instagram.
Iniciativa teve 22 votos favoráveis, nenhum contra e quatro abstenções. A votação ocorreu em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (08), no auditório da Semace.
O projeto da Dessal do Ceará busca garantir a segurança do abastecimento de água em Fortaleza e beneficiando cerca de 720 mil pessoas.
É tratado como um projeto estratégico pelo Governo do Ceará.
Entretanto, contou com uma série de polêmicas desde seu anúncio, principalmente partindo de companhias de telecomunicações que afirmaram temer uma possível interferência em HUB por onde passam 17 cabos submarinos responsáveis por distribuição de sinal de internet.
É previsto que a planta de dessalinização seja a maior da América Latina, com capacidade de produção de 1m³ (mil litros de água) por segundo.
O projeto, que tem um investimento total de R$ 3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, deve ser construído nos próximos dois anos (2024 e 2025).
A iniciativa ocorre por meio de parceria público-privada entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e o Consórcio Águas de Fortaleza.
A PPP promete garantir a integridade dos cabos submarinos e a qualidade da internet distribuída, que chega a 99% do território brasileiro. O argumento é de que a usina ficará a mais de 500 metros de distância do HUB.