Maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e 3º lugar em geração de empregos do Brasil, Fortaleza se destaca pelo crescimento econômico registrado nos últimos anos.
Siga o Poder News no Instagram.
Para além da robustez dos números, os dados do desenvolvimento econômico da capital cearense representam a melhoria da qualidade de vida da população.
Além do maior PIB do Nordeste, de R$ 65,1 bilhões, Fortaleza é o 11º maior do Brasil e 8º entre as capitais, conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2020.
O desenvolvimento econômico também é visível pelos números relacionados à geração de emprego. De janeiro de 2021 a setembro deste ano, Fortaleza alcançou um saldo de 100.265 postos de trabalho com carteira assinada.
No acumulado do ano, Fortaleza ficou em 1º lugar entre as capitais do Norte e do Nordeste em saldo de empregos (25.104), admissões (243.301) e estoque (687.090)
SDE
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, destaca o impacto da política de geração de empregos no crescimento de Fortaleza.
“Fruto de muita capacitação, crédito orientado e aposta no pequeno empreendedor e também no grande, através de leis de incentivos fiscais inteligentes”, afirma.
Os números têm relevância e impacto na economia do País, conforme o secretário, que cita o dado de que mais 50% dos empregos gerados no Ceará, estão em Fortaleza.
“Em setembro de 2023, a capital cearense manteve sua trajetória de crescimento, com saldo de 4.369 empregos. No acumulado do ano, Fortaleza ficou em 1º lugar entre as capitais do Norte e do Nordeste”, enfatiza Rodrigo.