O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) lança nesta quinta-feira, 30, às 10h, a 5ª edição do Índice de Inovação dos Estados.
Siga o Poder News no Instagram.
Nesta edição, o Nordeste saltou uma posição e se configura como a 3ª região mais inovadora do país. Entre os estados desta região, destacam-se o Ceará.
Estado esteve em segundo lugar no ano passado, à nível regional, atrás de Pernambuco. Neste ano, subiu três posições à nível nacional, saindo de 11º em 2022, para 8º em 2023.
Em seguida vem Rio Grande do Norte (11º) e Pernambuco (12º).
Desenvolvido com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o estudo tem como propósito identificar o patamar da inovação nas 27 unidades da federação a partir de indicadores como Investimento, Capital Humano e Infraestrutura.
Este ano, a publicação adota uma nova metodologia, com a inclusão dos indicadores Logística, Intensidade Criativa e Sustentabilidade Ambiental.
O levantamento traz, ainda, uma análise da série histórica dos últimos cinco anos considerando os novos dados.
Outros dados
São Paulo foi avaliado como o estado mais inovador do Brasil (1º), seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que aparecem na 2ª e na 3ª colocação, respectivamente.
Os três estados ocuparam de forma estável essas posições nos últimos cinco anos. Já o Espírito Santo se destaca como o estado que mais avançou no período, saindo da 13ª (2019) para a 9ª posição (2023).
Em termos regionais, nos últimos anos, as regiões que lideraram o ranking foram Sudeste (1º) e Sul (2º), mostrando que há uma concentração da inovação no eixo Sul-Sudeste.