![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/12/cop-28-lula.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado, 2, que são os países ricos que devem pagar a conta pela preservação das florestas.
Siga o Poder News no Instagram.
Declaração foi dada em reunião na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Lula destacou que essa é a primeira vez, em 28 anos de COPs, que as “florestas falam por si”. “É a primeira vez que nós estamos dizendo: não basta evitar desmatamento, é preciso cuidar da floresta, cuidar das pessoas que moram na floresta, e cuidar da biodiversidade da floresta”.
“Isso custa muito dinheiro, e os países ricos têm que ajudar a pagar essa conta. É isso que nós queremos nesta COP”, afirmou.
O presidente participou, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de evento chamado Protegendo a Natureza para o Clima, Vidas e Subsistência.
Ocasião reuniu especialistas, representantes de povos de florestas e chefes de Estado de países com florestas, como o presidente da França, Emannuel Macron, devido a posse sobre o território da Guiana Francesa, aqui na América do Sul.
Em seu primeiro dia, na quinta-feira, 30, a COP28 aprovou um fundo climático para financiar perdas e danos de países vulneráveis. O objetivo do novo fundo é ajudar as nações pobres a lidar com desastres climáticos.