O presidente Lula (PT) afirmou. nesta segunda-feira, 4, que a prisão do líder russo, Vladimir Putin, é uma possibilidade, caso ele venha ao Brasil participar da cúpula do G20, em 2024.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo Lula, Putin será convidado e deverá, por conta própria, aferir as consequências dessa vinda.
“É uma decisão judicial, e um presidente da República não julga, ele cumpre ou não cumpre. Se comparecer, Putin sabe o que vai acontecer. Pode acontecer e pode não acontecer”, afirmou.
Lula respondia à pergunta de um repórter em Berlim, onde concedia entrevista coletiva ao lado do premiê da Alemanha, Olaf Scholz. Informações são da Folha de São Paulo.
Investigação
Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado na holandesa Haia.
Ele teria supostamente facilitado a deportação ilegal de crianças ucranianas para o seu país durante a Guerra da Ucrânia.
A decisão da corte internacional foi emitida em março passado, e o Brasil, como é signatário do Estatuto de Roma, a base do TPI, em tese deveria seguí-la.
“Como o Brasil é signatário, tem responsabilidades”, disse Lula em Berlim.
Em outras ocasiões, no entanto, como quando estava em Dubai para a COP28, o petista havia dito que Putin não seria preso caso decidisse comparecer na cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.