Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Biografia de Marco Maciel será lançada, em Fortaleza, nesta quinta, 7

Poder News 6 de dezembro de 2023
Maciel foi vice-presidente na gestão de FHC / Waldemir Barreto/Agência Senado

O livro “O Estilo Marco Maciel”, que narra a história do ex-vice-presidente do Brasil, será lançado, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 7.

Siga o Poder News no Instagram.

Ocasião será na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e terá início às 18h.

Obra, de autoria do jornalista Magno Martins, retrata a trajetória de Maciel, citado no livro como um dos políticos que mais exercitaram a prática do diálogo em busca de consensos.

Terão destaque períodos como o processo de redemocratização do País, quando Marco abriu uma dissidência no antigo PDS em apoio à candidatura de Tancredo Neves ao Planalto, em 1985.

Livro conta ainda com depoimentos inéditos dos ex-presidentes FHC e José Sarney e da viúva Anna Maria Maciel.

Este último com um aspecto mais pessoal: sobre os dez anos que o biografado ficou afastado da vida pública em decorrência do Mal de Alzheimer, doença que o levou à morte em 2021, em Brasília.

O prefácio é assinado pelo ex-senador Jorge Bornhausen, com apresentação do jornalista Marcelo Tognozzi.

Seu primeiro lançamento se deu em agosto, na Academia Brasileira de Letras, onde Marco Maciel assumiu a cadeira pertencente a Roberto Marinho, das Organizações Globo.

Conheça Marco Maciel
Ao todo, foram mais de 50 anos de vida pública. Só no Senado, Maciel ocupou uma vaga por Pernambuco em três períodos: de 1983 a 1991, de 1991 a 1994 e de 2003 a 2011.

Marco de Pernambuco, como era chamado, também foi deputado federal por dois mandatos, de 1971 a 1974 e de 1975 a 1978, neste último, tendo assumido o cargo de presidente da Câmara.

No final de 1978, foi eleito pela Assembleia Legislativa de Pernambuco para o cargo de governador do estado, após indicação do presidente Ernesto Geisel, corroborada pelo sucessor de Geisel, general João Batista Figueiredo.

Com o término do mandato, chegou ao Senado, em 1982 e, logo após, se tornou Ministro da Educação e Chefe da Casa Civil no Governo Sarney (1985-1990). Em seguida, veio a vice-presidência e o retorno ao Senado.

Post navigation

Previous: Unichristus lança curso de pós-gradução em hotelaria
Next: Anatel e TSE firmam acordo de combate a Fake News nas Eleições de 2024
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.