
O pedido de filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão, ao PT, na manhã desta segunda-feira, 11, provocou reações em lideranças petistas.
Siga o Poder News no Instagram.
“Meu coração escolheu o PT. E com o coração, cheio de força e esperança, seguirei firme na luta”, escreveu o deputado estadual em suas redes sociais, ao anunciar o pedido.
A ex-prefeita Luizianne Lins afirmou que o fato do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão, ter pedido para se filiar ao PT, não o torna um possível pré-candidato pelo partido.
“Ele vindo, teremos cinco pré candidatos (as). O PT não tem essa cultura partidária da pessoa se filiar só pra ser candidato (a). Temos um partido de verdade, não um partido de aluguel”, complementou a ex-prefeita.
Declaração foi contrariada pelo secretário do trabalho do governador Elmano de Freitas (PT), Vladyson Viana, disse que a partir da filiação, Evandro torna-se sim um nome “apto a disputar” as eleições de 2024.
“Sobre a candidatura, o PT tem um rito próprio, o PT vai ter que aprovar uma tática eleitoral primeiro, antes de definir candidaturas. Ao aprovar essa tática eleitoral, que hoje o consenso do partido é pela candidatura própria, abre-se um segundo rito de discussão de candidaturas”, disse Vladyson.
O próprio Elmano comemorou a filiação de Evandro Leitão, chamando de “aliado antigo da nossa luta” no Ceará. “Um grande quadro da política cearense, que é muito bem-vindo ao PT”, disse.
Já o líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado federal cearense José Guimarães, afirmou que filiação de Evandro ao PT tem “significado histórico”.
Informações são do jornal O Povo.