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Companhias aéreas propõem plano de redução de preços de passagens

Poder News 18 de dezembro de 2023
Anúncio vem em um contexto de alta nas passagens / Tânia Rego/Agência Brasil

A Azul, Latam e a GOL Linhas aéreas anunciaram, nesta segunda-feira, 18, um plano de universalização do transporte aéreo. O objetivo é anunciar preços mais baratos de passagens aéreas.

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Anúncio vem em um contexto de alta nas passagens. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou, na semana passada, que as passagens de avião em voos domésticos atingiram o preço médio de R$ 747,66 em setembro.

Valor é um recorde da série histórica da agência, iniciada em 2010. Durante o ano, a tarifa média calculada pela agência reguladora é de R$ 644,5, valor mais baixo do que o teto estipulado pelas duas companhias aéreas.

O plano das empresas envolve a disponibilização de 25 milhões de passagens com preços máximos que variam de R$ 699 a R$ 779, a depender da companhia aérea. Os preços, porém, são próximos do valor médio já praticado.

Proposta foi apresentado pelos presidentes das companhias Azul, Gol e Latam, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

O que cada empresa propôs
A Azul anunciou que vai fornecer, em 2024, 10 milhões de assentos com preços de até R$ 799 por trecho. Os valores só serão praticados para passagens compradas com 14 dias de antecedência.

As medidas incluem a criação de uma nova tarifa flexível para consumidores que comprarem passagens em cima da hora, com possibilidade de marcação de assento e despacho de bagagem gratuita.

A Gol Linhas Aéreas vai disponibilizar 15 milhões de passagens por até R$ 699 em 2024. Sem detalhar os valores, o presidente da companhia aérea, Celso Ferrer, ainda disse que criará promoções para tíquetes comprados com antecedência de pelo menos 21 dias e outra para passagens compradas na semana do voo.

O CEO da Latam, Jerome Cardier, não estipulou teto para as passagens aéreas, mas disse que a companhia se compromete com quatro ações para 2024.

São elas:
– intensificar campanhas publicitárias para mostrar as formas de conseguir passagens mais baratas;
– aumentar campanhas promocionais para compras de passagens, com valores já praticados neste ano por até R$ 199;
– extinguir os prazos para a expiração de pontos promocionais caso o consumidor use-os para comprar passagens da companhia;
– aumentar a oferta de passagens em 10 mil assentos por dia.

As três companhias aéreas reforçaram que o aumento dos preços das passagens no Brasil tem sido causado pelos preços do querosene de aviação, os juros elevados no país e a alta judicialização.

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