

Experiente e racional, o engenheiro civil Cid Gomes, ex-governador do Ceará e atual senador da República, sabe fazer cálculo político. O rastro de sucesso por onde o pedetista passou, na vida pública, fala mais do que palavras.
Siga o Poder News no Instagram.
Mas a política é cíclica, com altos e baixos, começo, meio e fim. O Jogo do poder não aceita vácuo. Outros personagens ocuparam o espaço e, atualmente, estão no pódio dos mais poderosos do Ceará.
É desse ângulo que deve ser vista a encruzilhada na qual está Cid Gomes.
Induzido a se retirar do PDT, depois da briga intestina partidária, o senador não tem decisões fáceis pela frente. Tanto que ainda não foi tomada.
Ir para o PSB é uma incógnita. Em que termos o senador e seus liderados chegariam à sigla comandada por Eudoro Santana? Como está a relação de Cid e Camilo Santana? Quais as tratativas e acordos para 2024 e 2026?
Há, ainda, as questões fora do Ceará. O PSB apoiará o candidato do PT em Fortaleza, desde que o PT apoie o candidato do PSB no Recife (PE); PDT e PSB nacionais costuram a formação de uma federação.
É um jogo de xadrez, do qual o senador poderá sair fortalecido ou iniciar uma fase de declínio de sua relevante biografia política.


