O final e o início do ano marcam períodos cruciais para os contribuintes, não apenas devido às festividades, mas também devido aos desafios tributários que surgem nesse período. Isso porque muitos contribuintes concluem seus registros fiscais nesse período.
Siga o Poder News no Instagram.
Dentre os impostos e tributos, o contador e especialista em gestão tributária, Flávio Menezes afirma que a ausência de declaração e pagamento dos Imposto de Renda sobre o Lucro (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são exemplos críticos.
“Empresas precisam realizar ajustes contábeis para apurar os resultados do exercício e calcular esses tributos. O cumprimento rigoroso dessas obrigações é crucial para evitar penalidades e garantir a conformidade fiscal”, analisa.
Além disso, o início do ano traz consigo uma série de obrigações anuais. O recolhimento de tributos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) demanda atenção imediata.
O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em penalidades e até mesmo em processos legais O período é propício para revisar estratégias de planejamento tributário.
“Algumas ações podem ser tomadas para otimizar a carga fiscal, como a antecipação de despesas dedutíveis e a revisão do enquadramento tributário”, afirma.
Com o início do ano, é comum que governos implementem alterações na legislação tributária. Novas leis e regulamentações podem impactar diretamente as obrigações fiscais das empresas e indivíduos.
“Ficar atualizado é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e garantir a conformidade com as novas regras”, completa.