Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Pacheco diz que base do governo Lula no Senado é ‘fragmentada’

Poder News 23 de dezembro de 2023
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta sexta-feira, 22, que disse ao Presidente Lula (PT) que a base do governo na Casa é “bem apertada” e disse que a oposição é “relevante”.

Siga o Poder News no Instagram.

“(A base do governo) é bem apertada, disse (isso) ao presidente Lula”, contou Pacheco, durante um café da manhã com jornalistas na residência oficial. Informações são da Agência Brasil.

Na visão dele, o placar apertado da aprovação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) mostrou uma base “fragmentada”. A indicação do ministro da Justiça para a Corte passou com 47 votos a favor e 31 contra.

O presidente do Senado também citou a disputa pelo comando da Casa em fevereiro, quando ele foi reeleito com o apoio do governo e 49 votos e seu principal adversário, o senador Rogério Marinho (PL-RN), ser endossado por 32 senadores.

De acordo com Pacheco, a disputa foi nacionalizada e virou parte da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a base “bem apertada”, a aprovação de projetos do governo depende da matéria. “Há um centro que ora vota com a oposição, ora vota com o governo”, afirmou o presidente do Senado.

Ele disse que fez apelos a vários senadores pela aprovação da Medida Provisória (MP) da subvenção do ICMS.

Pacheco também disse que a relevância da oposição na Casa também se refletiu no placar apertado da reforma tributária, que foi aprovada com 53 votos a 24, apenas quatro acima do necessário.

Padilha e a Reforma Tributária
Segundo o parlamentar, a falta de menção ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na promulgação da reforma tributária foi um “ato falho” e não proposital. Padilha é o responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso.

Pacheco disse que ligou para o ministro para dar uma explicação. “Eu liguei para o Padilha para pedir desculpas a ele”, afirmou.

“Talvez por ele ser deputado, a gente não teve atenção nessa questão de ele ser ministro de Estado”, emendou.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Lula sanciona indulto natalino que exclui condenados do 8 de janeiro
Next: Fim de ano deve movimentar mais de 10 milhões de passageiros no Brasil
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.