O Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço promove, desde março, ações de saúde bucal na Escola Municipal Infante Rosalina Rodrigues, no bairro Parque Dois Irmãos, perferia de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
Atendimentos funcionam dentro de uma van que, na verdade, se trata de um consultório dentário: o “Odontomóvel”.
O projeto batizado de “Geração Cárie Zero, Aluno Nota 10” atende a 600 crianças, de 6 a 12 anos, entre as mais de 700 que estudam na escola. Para participar, as crianças precisam da autorização dos pais.
Gustavo Castelo, professor da UniAteneu e responsável pelo programa de extensão na escola infantil, conta que, no projeto, são ensinadas técnicas de escovação para as crianças e é entregue um kit com escova e pasta de dente.
“Depois, elas vão para a van, fazer uma triagem, para ver o que é necessário fazer na boca. Fazemos um diagnóstico da situação bucal da criança.”
Segundo ele, em geral, é comum que as crianças precisem de restauração em dentes com cáries, extrações ou a realização de uma limpeza nos dentes.
A UniAteneu conta com 350 alunos de Odontologia envolvidos nesse projeto, com cerca de 20 alunos atuando ativamente por semana.
Mais sobre o projeto
Iniciativa é de José Barbosa Porto, odontologista e rotariano, que já promovia um trabalho de educação sobre higiene oral para as crianças da escola por meio da ONG Ame a Vida.
Ele explica que as crianças são atendidas gratuitamente pela universidade, e o projeto já está estendendo seus benefícios em certas famílias.
Isso porque algumas mães também passaram a cuidar de seus dentes quando começaram a levar seus filhos às clínicas. Para os familiares, há um custo social nos atendimentos de R$ 15.
Em casos mais simples, as crianças são tratadas no próprio Odontomóvel doado pelo Rotary. Porto explica que usa uma técnica chamada de restauração atraumática, ou ART, que consiste na restauração dos dentes utilizando apenas instrumentos manuais, sem o uso da broca.
“O objetivo é estimular a criança a procurar o dentista. Queremos mostrar às crianças que é bacana fazer a restauração”, explica.