O Governo do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assinaram protocolos de intenções para destinação da estrutura do Acquario do Ceará às futuras instalações do Campus Iracema.
Siga o Poder News no Instagram.
Assinado nesta sexta-feira, 29, o protocolo prevê a cessão do terreno do Acquario, enquanto que a cooperação com o Governo do Ceará dará início à doação das benfeitorias já realizadas no local.
O terreno abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), da Universidade Federal do Ceará.
As assinaturas ocorreram durante evento no Palácio da Abolição, que reuniu o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, o reitor da UFC, Custódio Almeida, dentre outras autoridades.
“A UFC vai colaborar com a ciência, com a cultura, com o turismo e com o empreendedorismo de Fortaleza”, disse Elmano.
Campus Iracema
Ao fazer uma explanação sobre o projeto, o reitor Custódio Almeida afirmou que o objetivo é ter um local que contemple equipamentos voltados para o “turismo científico, cultural e tecnológico” na Praia de Iracema.
Atualmente, o Labomar abriga os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, e vários laboratórios.
Com a transferência para o futuro Campus Iracema, pelo menos duas novas graduações estão previstas: Turismo Ecológico e Meteorologia.
O projeto
Segundo Almeida, o Centro Tecnológico de Ciências Naturais vai promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará.
Também contemplará visualizações de ecossistemas marinhos de várias partes do mundo, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.
O projeto ainda deverá contemplar um aquário virtual gamificado e fotorrealista, com animais marinhos com comportamentos dinâmicos, controlados por Inteligência Artificial, capazes de interagir entre si e reagir ao público.
A intenção é que o Centro tenha também sala de cinema e um anfiteatro para palestras e cursos. O novo equipamento, além de atender às necessidades educacionais, culturais e científicas, contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo e da economia local.