A instalação da nova fábrica para produção de carros voadores, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Forrtaleza deve gerar de mais de 200 empregos na cidade.
Siga o Poder News no Instagram
Iniciativa é da Vertical Connect, startup cearense de mobilidade aérea, em uma parceria firmada com a prefeitura de Itaitinga.
O modelo, inicialmente produzido na fábrica será o Gênesis X1, tem a capacidade de dois tripulantes e possui oito rotores.
Segundo o prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares (DEM), os resultados integram o trabalho da prefeitura em atrair grandes empresas para a cidade.
O índice já vem melhorando. Itaitinga ficou, em 2023, dentre os 10 municípios cearenses com o maior saldo na geração de empregos, conforme dados do Caged. A fábrica chega visando ainda melhores resultados.
O carro
Popularmente chamados de carros voadores, o mockup do veículo Gênesis-X1 apresenta algumas características de um helicóptero, como aterrissar e decolar verticalmente.
Ele também tem outra diferença: vai ser elétrico e não usa combustível fóssil. O protótipo foi apresentado em dezembro de 2023, em evento em Fortaleza.
O modelo está sendo desenvolvido pela Vertical Connect, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).