O comércio reduzirá em 4% as perdas do comércio com o fechamento dos empreendimentos nos feriados, tendo em vista que 2024 contará com menos folgas do que 2023.
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Ainda assim, o setor deve perder R$ 27,92 bilhões neste ano por conta dos feriados nacionais. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ao todo, são 10 feriados, incluindo o Dia da Consciência Negra, em novembro, sancionado no ano passado.
A incidência dos feriados em dias úteis favorece alguns setores da economia, como o turismo, mas gera prejuízos para o comércio por conta de fatores como a queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação.
Supermercados e automotivos lideram perdas
Pelas contas da CNC, cada feriado reduz a rentabilidade anual média do setor comercial como um todo em 1,29%.
Desse modo, os feriados do próximo ano deverão impactar o excedente operacional do comércio em 9%.
Os ramos de atividade em que a relação folha/faturamento se mostra mais elevada tendem a sofrer os maiores impactos.
É o caso dos segmentos de hiper e supermercados e de comércio automotivo, que juntos responderão por quase a metade (40%) das perdas previstas.
Esses dois segmentos concentram mais de 44% da folha de pagamentos do comércio brasileiro