De janeiro a setembro de 2023, um total de 143.306 microempreendedores individuais (MEI) do ramo de beleza foram abertos em todo o país. Resultado dá uma média de 524 novos estabelecimentos por dia.
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É o que mostra um levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil.
Esses empreendedores representam mais de 5% dos 2,9 milhões microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que iniciaram suas atividades em 2023.
O setor formado por cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e outras atividades ligadas à beleza segue a tendência de crescimento dos últimos anos. Em 2022, após a pandemia, foram registrados 186 mil novos negócios.
Entre o universo de 15,4 milhões de microempreendedores individuais (MEI) existentes no país, os profissionais da beleza também se destacam: são mais de 1 milhão de MEI em atividade no setor.
A analista de Competitividade do Sebrae e coordenadora nacional do Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Andrezza Cintra, ressalta que as pessoas estão mais interessadas em cuidar do corpo e usufruir da experiência que o serviço possibilita.
Segundo ela, existem algumas dicas para quem deseja se destacar no mercado. Confira:
Serviço
Ofereça uma experiência de qualidade, um serviço que tenha por trás uma equipe capacitada e que esteja antenada nas inovações tecnológicas, tanto da indústria cosmética quanto da indústria de equipamentos, principalmente quando se fala em estética.
Especialização
É importante estar atualizado e se especializar para atender a um volume maior de clientes. Então, por exemplo, se o salão é mais procurado para colorimetria (procedimentos que envolvem a cor dos cabelos) é importante que os profissionais estejam treinados para isso.
Nicho
Focar em mercados específicos, trazer consciência de propósito e ambiental. As novas gerações exigem produtos botânicos, veganos, orgânicos.
Canais digitais
É necessário estar conectado com os clientes por meio das redes sociais, formando uma comunidade em torno do negócio.
Parcerias
Trazer as marcas como parceiras, oferecendo produtos de qualidade com custo compatível com o público que atende.
Digitalização
100% da gestão deste negócio deve ser digitalizada. Trabalhar com dados e ter uma gestão inteligente (conhecer os clientes, valores, comparar períodos e entender quais profissionais apresentam melhor faturamento). Esse tipo de informação só é possível quando se tem dados que permitem uma previsibilidade e um planejamento.