
A cidade de Fortaleza terá uma unidade de atendimento móvel nas áreas de Previdência, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos.
Siga o Poder News no Instagram.
Medida foi assinada, nesta sexta-feira, 12, pelo prefeito da capital cearense José Sarto (PDT) junto do o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Antônio Stefanutto.
Segundo Sarto, a unidade móvel vai ter uma central que vai organizar, juntamente com os secretários das regionais, as visitas onde há mais demanda.
“Nós temos estaticamente, por meio do INSS, as regiões que precisam de uma atenção maior. Isso é mais um serviço que nós levamos para população com objetivo de descentralizar o atendimento e alcançar mais pessoas.”, frisou.
Pelo acordo, a Prefeitura de Fortaleza vai investir cerca de R$ 400 mil na aquisição e estruturação de uma unidade móvel de serviço.
O equipamento deve entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2024 e percorrerá as áreas de maior vulnerabilidade social da cidade, facilitando o acesso aos serviços para a população, sem necessidade de agendamento prévio.
A previsão para o início dos atendimentos está prevista para o primeiro semestre deste ano.
Para Alessandro Antônio Stefanutto, presidente do INSS, a principal missão é fazer com que todos os brasileiros sejam contemplados.
“A nossa missão é alcançar os brasileiros que ninguém enxerga e a parceria com município garante para que a gente alcance mais especificamente os brasileiros que não tem acesso a nada”, concluiu.
SDHDS
Além dos serviços previdenciários, a unidade pretende levar os serviços da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
A unidade móvel permitirá que a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS) amplie seus atendimentos à população, como o Cadastro Único, que dá acesso a programas sociais para a população de baixa renda, o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás, entre outros.