

O texto que acompanha o lançamento da pré-candidatura de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza é uma boa amostra da plataforma política do petista neste 2024.
Siga o Poder News no Instagram.
Muito, provavelmente, escrito a várias mãos, por gente experiente, o apanhado de ideias revela a base do discurso que será adotado pelo hoje presidente da Assembleia Legislativa.
Antes de destacarmos alguns desses pontos, vale o registro de que a pompa e circunstância do lançamento da pré-candidatura deixam poucas dúvidas – se ainda houver -, de que será Evandro o nome do PT.
“Três vezes mais forte”
Martelado durante semanas, o mantra de 2022, que deu a vitória para governador em 1º turno a Elmano de Freitas, era o “Ceará três vezes mais forte”.
Nesta segunda-feira, 15, já no início do texto que foi às redes sociais, Evandro cita o “arco de alianças que tem ajudado o nosso Ceará a crescer cada vez mais”.
Com pequenos ajustes, a mensagem guarda-chuva vitoriosa de 2022 é a mesma – e deverá ser a linha-mestra adotada este ano.
Em seguida, no texto assinado pelo pré-candiato Evandro, não por coincidência, são citados, nessa estratégica sequência, o presidente Lula, o ministro Camilo Santana e o governador Elmano.
Percebem o ambiente para a inserção de Evandro entre os políticos mais prestigiados, atualmente, no Ceará?
Anotem: Evandro será o quarto personagem, junto à trinca acima, a ocupar lugar de destaque no material de campanha – televisivo, radiofônico, impresso e digital -, a partir de agosto.
“Cuidar dos que mais precisam”
Mas não somente de dizeres-chiclete vive uma campanha eleitoral que se pretende com força. É preciso falar ao distinto público eleitor de Fortaleza.
“Defendo o projeto que busca cuidar dos que mais precisam, e não apenas das áreas mais ricas da cidade”, afirma o pré-candidato.
Está aí. Não será mera coincidência nem novidade Evandro dizer, na campanha, que o prefeito José Sarto (PDT), supostamente, prioriza o lado nobre de Fortaleza.
Na reta final da mensagem desta segunda, Evandro sobrevoa temas como saúde, educação, segurança pública e juventude, entre outros.
Em seguida, arretama, defendendo “ações integradas entre Prefeitura e os Governos Estadual e Federal”. Outro mantra.
“Companheiros de projeto”
Habilidoso e bem assessorado, Evandro Leitão teve o cuidado de citar, textualmente, os demais pré-candidatos petistas à sucessão de Sarto.
A sequência digitada: Guilherme Sampaio, Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Artur Bruno.
Para o pré-candidato Evandro, os membros do quarteto são “companheiros de projeto”, com quem ele afirma querer dialogar.
O conciliador Evandro menciona, ainda, a militância do PT e os partidos aliados.
Mas aí já é outra fase do processo, a se desenrolar entre o final do mês de março e o iniciozinho de abril.