Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

TSE deve voltar a proibir transporte de armas nas eleições

Poder News 16 de janeiro de 2024
Proibição está na minuta de regras municipais das eleições / REUTERS/Diego Vara

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve voltar a proibir o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no dia das eleições municipais de outubro. Informações são da Agência Brasil.

Siga o Poder News no Instagram.

A proibição consta na minuta da resolução que trata das regras gerais das eleições municipais. O documento foi divulgado nesta segunda-feira, 15, pelo TSE.

Essas regras serão debatidas em uma audiência pública que será realizada na próxima semana pelo tribunal. Após a discussão, a matéria será levada a julgamento pelo tribunal.

Entenda
A restrição a armas de fogo em data de pleito foi adotada na disputa presidencial em 2022.

Conforme a medida, os CACs não poderão circular nas ruas com armas e munições entre as 24 horas que antecedem o dia do primeiro ou segundo turnos e nas 24 horas posteriores.

Quem descumprir poderá ser preso em flagrante por porte ilegal de arma. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro e o segundo, para o dia 27 do mesmo mês (nas cidades em que houver).

Nas eleições presidenciais de 2022, diante da polarização dos ânimos, o plenário do TSE decidiu, por unanimidade, validar a restrição de circulação de armas.

Na ocasião, o tribunal alegou que a medida era necessária para “proteger o exercício do voto de ameaças concretas e potenciais”.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Evandro oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza
Next: Sobral: Oscar Rodrigues lança pré-candidatura e critica Ivo Gomes
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.