

O lançamento da pedra fundamental, pelo presidente Lula, do futuro campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Ceará, é um marco histórico.
Siga o Poder News no Instagram.
Esta sexta-feira (19) junta-se a outras poucas datas de semelhante relevo e alcance na área de ensino superior no Estado.
É uma conquista merecida. Estudantes cearenses são conhecidos e temidos numa das mais difíceis peneiras de acesso educacional do Brasil.
A fama dos cabeças-chatas corre o País, para muito além dos muros da sede do ITA, em São José dos Campos (SP).
A propósito, deve-se a fundação do instituto ao cearense de Fortaleza, marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho.
Quando construído, mais próximo da estudantada cearense, o ITA-CE terá potencial para mexer com o mercado local de cursos preparatórios para a escola de tecnologia.
Espécie de chancela de qualidade de alguns players privados, os índices de aprovação no ITA são, sistematicamente, disputados aluno a aluno, escola a escola.
A instalação da respeitada instituição em solo cearense – será na Base Aérea de Fortaleza -, é um dos maiores feitos da classe política que atualmente dá as cartas no Ceará.
Camilo Santana (PT), o festejado ministro da Educação, gabaritou a prova de prestígio junto ao Planalto.
Refinaria e Acquario
É quase impossível assistir ao presidente Lula, no Ceará, lançando um grande projeto, para a memória não recorrer a outro importante empreendimento: a refinaria da Petrobras.
Era dezembro de 2010. Vários anos, eleições e governos depois, a promessa virou um dos maiores micos da história política cearense.
À época do lançamento, junto ao petista estava o então governador Cid Gomes.
No ano anterior, o governante começara a construção do Acquario Ceará – hoje um incômodo esqueleto em ruínas.