A decisão do Governo por conceder o Parque Nacional de Jericoacoara a iniciativa privada, em leilão na última sexta-feira, 26, reverberou no debate político.
Siga o Poder News no Instagram.
O ex-secretário do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho afirmou a imprensa, neste domingo, 28, de que a concessão foi um erro grave da gestão de Elmano de Freitas (PT).
“Acho um erro grave o que o governo do PT faz com um dos maiores destinos turísticos deste país. Demonstra que o turismo no país é visto como assunto menor. […] Agora privatizada, qualquer espaço do parque poderá ter hotéis e qualquer atrativo turístico dentro do parque. Isso é trair o turismo”, declarou Pinho.
O Consórcio Dunas assumirá pelas próximas três décadas as atividades de apoio à visitação, manutenção e modernização dos serviços turísticos de Jericoacoara. Além cumprir ações de conservação e proteção ambiental solicitadas por prefeitura, secretarias e ICMBio
A previsão é de que sejam investidos R$ 116 milhões em infraestruturas e R$ 990 milhões na região.
Oposição pedetista
Outro político a lançar duros comentários sobre a decisão foi o ex-prefeito da capital, Roberto Cláudio (PDT). Em suas redes sociais, o pedetista afirmou, ontem 28, que o Ceará foi “pego de surpresa”, visto que no ano passado Governo havia interrompido edital de concessão anterior.
“O que aconteceu com a palavra e compromisso público assumido pelo governador? Disse, inclusive, que teve apoio do Governo Federal, para supostamente, ter cancelado o leilão de privatização do parque de Jeri! E agora tudo mudou!”, criticou RC.
O político ainda afirmou estar “muito preocupado e receoso com as consequências ambientais, turísticas e econômicas” caso a privatização se confirme, de fato.