
A Escola Unidos da Viradouro venceu, nesta quarta-feira, 14, o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, após avaliação de jurados.
Siga o Poder News no Instagram.
A agremiação de Niterói terminou a disputa com 270 pontos e se tornou tricampeã do Carnaval do Rio. Os últimos títulos foram em 2020 e 1997.
Neste ano, a Viradouro desfilou por último na Sapucaí, na noite da última segunda-feira, 12. A Escola levou ao Sambodromo o enredo “Arroboboi, Dangbé”, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanonque.
A temática reforçou a força da mulher negra há seculos, na figura das sarcedotistas voduns perseguidas pela Inquisição no Brasil.
Além do 1º lugar, as seguintes escolas conquistaram vaga no desfile das campeãs: Imperatriz Leopoldinense (2º lugar), Grande Rio (3º lugar), Salgueiro ((4º lugar), Portela (5º lugar) e Vila Isabel (6º lugar).
Polêmica
A direção de quatro escolas de samba solicitaram punição a Unidos do Viradouro por exceder limite de membros na Comissão de Frente durante o desfile.
Antes da apuração começar, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) informou que pedido foi apreciado e decisão sairá nesta quinta-feira, 15.
Entretanto, mesmo que punida, a Unidos do Viradouro seguirá com o título, devido a distância de 0,7 pontos percentuais da segunda colocação.
São Paulo
A campeã do Grupo Especial de Carnaval de São Paulo de 2024 foi a Mocidade Alegre.
A Escola do bairro do Limão conquistou seu décimo segundo título (segundo consecutivo) com enredo “Brasiléia Desvairada” sobre viagem do escritor Mário de Andrade pelo Brasil.
O enredo da escola paulistana foi assinada pelo carnavalesco Jorge Silveira.