
A Prefeitura de Fortaleza oficializou, nesta sexta-feira, 16, plano para realizar mais de 12 mil cirurgias eletivas na Capital.
Siga o Poder News no Instagram.
No total, serão 12.754 procedimentos cirúrgicos nas esferas ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral.
A Prefeitura estima que mais de 12 mil fortalezenses que aguardam na fila de espera serão beneficiados.
O Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas também prevê 466 intervenções para pacientes residentes nos municípios de Guaiuba, Maranguape, Caucaia, Paraipaba e São Luís do Curu.
Zero Catarata
Outro destaque do plano é o compromisso em zerar a fila de espera para cirurgia de carata. Serão 9.837 intervenções realizadas nos pacientes de Fortaleza que aguardam sua vez desde janeiro de 2020.
A assinatura do contrato foi realizada no Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, localizado no Hospital Distrital Doutor Fernandes Távora.
“Nós vamos zerar a fila de cirurgia de catarata, que é a maior fila de espera do Brasil e também de Fortaleza. É uma alegria firmar esse contrato aqui no Instituto Práxis, um espaço com grande abrangência de atendimento, com estrutura ampliada e uma equipe de excelentes oftalmologistas”, comentou o prefeito José Sarto (PDT) durante assinatura do convênio.
Os hospitais Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), Instituto Doutor José Frota (IJF), Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) também receberão pacientes beneficiados pelo mutirão.
Investimento
O secretário da saúde Galeno Taumaturgo afirmou que o plano deverá ser cumprido até dezembro. A previsão é de que sejam realizados, em média, mil procedimentos mensais pelo mutirão.
O encaminhamento para as cirurgias se dará pelo fluxo normal, através da Central de Regulação de Leitos.
“Para a cirurgia é necessária uma consulta prévia, exames pré-operatórios, entre outros. Toda essa estrutura está prevista nesse mutirão. E se nós agilizarmos o atendimento de quem já está na fila, aquele que está entrando vai ter certamente uma facilidade maior”, explicou o titular da pasta.
Os recursos aplicados serão na ordem de R$ 17,7 milhões, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
A Secretaria de Saúde entrará em contato com os pacientes residentes em Fortaleza, por meio dos telefones informados no ato do seu cadastro no posto de saúde.
Em caso de mudança de telefone ou endereço, procure sua unidade de saúde e faça a atualização cadastral.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza