Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu

Expedição segue jornada de Ariano Suassuna pelo sertão nordestino

Poder News 20 de fevereiro de 2024
A Expedição visita pontos da Paraíba e de Pernambuco, que influenciaram história do célebre autor / Foto/Divulgação

Para resgatar os caminhos do genial Ariano Suassuna no alto sertão da Paraíba e de Pernambuco, um grupo de pesquisadores iniciou a Expedição João Grilo (@expedicaojoaogrilo) que mapeia os locais de onde Suassuna nasceu, cresceu e produziu sua obra original.

Siga o Poder News no Instagram.

A expedição visita Aparecida, Pombal, Cajazeiras, Campina Grande, Ingá, Taperoá, Cabaceiras, entre outros pontos da Paraíba, além de João Pessoa, onde Suassuna nasceu.

Odisseia sertaneja

Taperoá é a terra onde Suassuna emergiu como autor original brasileiro, imerso no imaginário regional principalmente a partir da literatura de cordel.

Mapa do percurso / Foto/Divulgação

A Expedição visita ainda Princesa Isabel (PB), Bezerros (PE), onde está J. Borges, contemporâneo de Suassuna, e São José do Egito (PE), a capital nordestina dos repentistas.

Filho de João Suassuna, ex-governador da Paraíba, Ariano é presidente de honra do PSB e nasceu e cresceu em um meio político.

Seu pai foi assassinado quando ele tinha três anos em um episódio posterior ao homicídio de João Pessoa, governador da Paraíba, militante de grupo político rival.

Trabalho coletivo

Da Expedição João Grilo sairá uma biografia coletiva, em múltiplas plataformas, mostrando a gênese dos Suassunas, desde a Europa, genealogia, etimologia, fluxos migratórios, miscigenação, com foco em Ariano Suassuna, um brasileiro polimorfo, intelectual, escritor, filósofo, dramaturgo, romancista, artista plástico, ensaísta, poeta e advogado.

Além do livro biográfico “Os Suassunas: a saga de Ariano”, será produzido um documentário curta-metragem, uma publicação para exibição na web, um cordel de Klévisson Viana e um livro de fotografias.

Equipe destemida é formada por pesquisadores, poeta e cineasta cearenses / Foto/Divulgação

A equipe da Expedição João Grilo é composta por Luís Sérgio Santos (pesquisador sênior); Josafá Rebouças (assistente de pesquisa); Klévisson Viana (poeta de literatura de cordel e xilogravurista) e o cineasta Lucas Dantas, pós-graduado em Cinema pela Nova York University.

A expedição cobrirá cerca de 3.800 quilômetros nos estados da Paraíba, Pernambuco e Cariri cearense.

Sertão nordestino será personagem presente na jornada através da literatura / Foto/Divulgação

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Deputada Jô Farias apresenta projetos de combate à violência obstétrica
Next: Governo nomeia quase 1,4 mil profissionais da segurança pública
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.