Os ministérios da Saúde e da Educação lançaram, nesta terça-feira, 21, uma campanha de mobilização contra a dengue nas escolas.
Siga o Poder News no Instagram.
Segundo governo, a ideia é conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país e combater focos para o mosquito Aedes aegypti.
Serão realizadas atividades lúdicas sobre o tema, com gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais da prevenção e concursos para engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue.
Campanha deve contar ainda com guias educativos, podcasts, vídeos e lives com especialistas.
Ministérios estimam que 25 milhões de estudantes de 102 mil escolas públicas sejam mobilizados durante quatro meses de campanha.
Titular da pasta da educação, Camilo Santana (PT) ressaltou que “a força de mobilização dessa turma é muito forte”.
“Para que a gente possa, juntos, enfrentar algo que é grave e que afeta a vida das pessoas que é o problema da dengue”, completou.
Alerta
A escalada de casos da Dengue acende alerta das organizações de saúde.
Em menos de dois meses, o Brasil contabiliza 653.656 casos prováveis de dengue. Estima-se que uma incidência de 321,9 casos para 100 mil habitantes.
De acordo com monitoramento do Ministério da Saúde, 113 pessoas já morreram devido a doença. Há ainda 438 mortes em investigação.
“Este ano, temos vários sorotipos da dengue circulando, o que aumenta o número de casos, além do aumento do mosquito com as mudanças climáticas, calor excessivo, mudança nas chuvas e tudo o que estamos vivendo.”, avaliou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Para a ministra, essa grande mobilização nacional é um passo importante para enfrentar tal desafio histórico da população brasileira.