Objetivo é reduzir o excesso de processos judiciais contra MEIs e gerar confiança para concessões de crédito e investimentos estrangeiros / Foto/Câmara Federal

O deputado federal cearense Luiz Gastão (PSD) apresentou o projeto de lei (PLP 4/2024) que institui o Programa de Regularização de Débitos Tributários e não Tributários.

Siga o Poder News no Instagram.

A proposta permite que microempreendedores individuais (MEIs) quitem débitos tributários ou não tributários de grande valor com pagamento à vista ou parcelado.

O procedimento contempla MEIs inscritos em dívida ativa ou não, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada.

Outros benefícios do programa são a redução de multas, juros de mora e encargos legais.

Assim, o objetivo é reduzir o excesso de processos judiciais contra MEIs e gerar um cenário de confiança para investimentos estrangeiros e financiamento de microempresas e companhias brasileiras.

No requerimento, Luiz Gastão argumenta que a desaceleração econômica e o aumento inflacionário contribuem para inadimplência dos pequenos negócios.

Para o parlamentar, os MEIs são os mais afetados com o acúmulo de dívidas por possuírem menores condições de negociar, de tomar empréstimos e de reduzir suas margens de lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *