A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), estima que as vendas de repelentes no Ceará aumentaram em 15% em 2024 em comparação ao anterior.
Siga o Poder News no Instagram.
Um dos fatores está na intensificação das chuvas no estado. Quadro chuvoso é ambiente ideal para a proliferação de arboviroses, como a Dengue.
O uso dos repelentes de pele é comprovadamente uma forma de se proteger do Aedes aegypti, mosquito causador não só da dengue, mas da zika e da chikungunya.
Na Rede de Farmácias Santa Branca, houve um aumento de 18,3% nas vendas na comparação entre a metade de fevereiro e todo o mês de janeiro deste ano. De dezembro de 2023 a janeiro de 2024, a alta foi de 23,9%.
O presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), Maurício Filizola explica que três formulações de repelentes de pele são indicadas pela Anvisa para combater o Aedes aegypti.
“O mais comum é o DEET (N N-dietilmetatoluamida), que, dependendo da concentração, pode proteger de 2h até 10h. Os outros são à base de IR3535 e Icaridina”, enfatiza o profissional.
Também farmacêutico, Maurício ressalta que há vários formatos disponíveis no mercado, como spray, loção e lenços umedecidos. Segundo ele, todos possuem eficácia comprovada.
Além de verificar o registro na Anvisa, é preciso que os usuários sigam as orientações referentes a faixa etária e à frequência de aplicação escritas no produto.
Existem repelentes para serem utilizados a partir dos seis meses de idade, mas é importante conversar com o pediatra e seguir as orientações do médico.
“Entre dois e 12 anos, a Anvisa recomenda o uso das formulações à base de Icaridina ou DEET com concentrações de até 10%, no máximo três vezes ao dia”, explica Maurício.
O farmacêutico conclui que o repelente deve ser aplicado somente nas áreas expostas da pele, evitando contato com regiões sensíveis, como olhos, nariz e boca. É preciso também lavar as mãos antes e depois de utilizar o produto.