Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Alece celebra 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores

Poder News 27 de fevereiro de 2024
Participaram chefes do governo, parlamentares, lideranças locais e militantes / Foto/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira, 26, sessão solene para celebrar os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Siga o Poder News no Instagram.

A cerimônia foi solicitada pelos líderes do partido no Legislativo: Evandro Leitão, Juliana Lucena, De Assis Diniz, Larissa Gaspar e Missias Dias.

Criado há 44 anos, o PT coleciona momentos importantes no período de redemocratização do País.

No Ceará, os petistas governam há nove anos – na Capital, chefiaram o Paço entre 2005 a 2012.

Em seu pronunciamento, o correligionário e presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), fez um balanço das conquistas atribuídas ao PT durante a presidência de Lula e Dilma Rousseff, que somam, juntos, vitória em cinco eleições.

Parlamentar ainda reforçou projeto de unidade e justiça social presentes na ideologia do partido. “O projeto do PT para o Ceará e para o Brasil traz melhorias reais para quem mais precisa, consolidado pela defesa da democracia e pela justiça social”, reverberou.

Na ocasião, foram homenageadas 20 lideranças de destaque no crescimento do partido no estado.

Assembleia entregou placa de honra ao Diretório Estadual do PT / Foto/Alece

Também foi entregue placa comemorativa pelo 44º aniversário de fundação ao presidente do Diretório Estadual, Antônio Alves Filho, o Conin.

Em sua fala de agradecimento, Conin enfatizou o compromisso da militância na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

“O Lula lutava por mais direitos e conquistas econômicas para sua categoria. E, já naquela época, ele percebeu que quem tomava as decisões, do direito à greve e da organização sindical, era a elite brasileira. E Lula, com o movimento sindical brasileiro, com a intelectualidade, com a juventude e as militâncias brasileiras, decidiu criar um partido dos trabalhadores, para permitir que eles pudessem ocupar e disputar o poder político e ter um projeto de sociedade”, pontuou.

Onélia Santana representou o governador Elmano de Freitas na sessão solene / Foto/Divulgação

Ausente para tratar a saúde, o governador petista Elmano de Freitas foi representado por Onélia Santana, secretária da Proteção Social do Estado.

A governista destacou as ações do PT no estado do Ceará, em especial, implementadas durante a gestão Camilo Santana (2015-2022).

“Podemos citar o Cartão Mais Infância Ceará, o programa Mais Nutrição, a distribuição do Vale Gás a mais de 200 mil famílias cearenses e outras políticas, que hoje são continuadas pelo nosso governador Elmano de Freitas, que também instituiu o Ceará Sem Fome e o programa VaiVem”, assinalou.

Uma das requerentes da solenidade, a deputada Juliana Lucena ressaltou a forte participação política dos petistas históricos contra a ditadura e o sistema econômico e político vigente.

“Contribuíram para a criação do partido lideranças de diferentes setores da sociedade, como sindicalistas, intelectuais, artistas e religiosos da Igreja Católica ligados à Teologia da Libertação. Muitas delas haviam sido perseguidas pela ditadura militar, a exemplo de Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical na região do ABC Paulista”, recordou a deputada estadual petista.

Compareceram também os deputados Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT) e Jô Farias (PT); Augusta Brito (PT-CE), senadora da república do Brasil, e Sônia Braga, ex-presidente estadual do PT.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: BNB e Beach Park assinam acordo de R$ 86 milhões para construção de resort
Next: Cassação do prefeito de Iguatu vai a júri presencial no TSE
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.