A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira, 26, sessão solene para celebrar os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Siga o Poder News no Instagram.
A cerimônia foi solicitada pelos líderes do partido no Legislativo: Evandro Leitão, Juliana Lucena, De Assis Diniz, Larissa Gaspar e Missias Dias.
Criado há 44 anos, o PT coleciona momentos importantes no período de redemocratização do País.
No Ceará, os petistas governam há nove anos – na Capital, chefiaram o Paço entre 2005 a 2012.
Em seu pronunciamento, o correligionário e presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), fez um balanço das conquistas atribuídas ao PT durante a presidência de Lula e Dilma Rousseff, que somam, juntos, vitória em cinco eleições.
Parlamentar ainda reforçou projeto de unidade e justiça social presentes na ideologia do partido. “O projeto do PT para o Ceará e para o Brasil traz melhorias reais para quem mais precisa, consolidado pela defesa da democracia e pela justiça social”, reverberou.
Na ocasião, foram homenageadas 20 lideranças de destaque no crescimento do partido no estado.
Também foi entregue placa comemorativa pelo 44º aniversário de fundação ao presidente do Diretório Estadual, Antônio Alves Filho, o Conin.
Em sua fala de agradecimento, Conin enfatizou o compromisso da militância na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
“O Lula lutava por mais direitos e conquistas econômicas para sua categoria. E, já naquela época, ele percebeu que quem tomava as decisões, do direito à greve e da organização sindical, era a elite brasileira. E Lula, com o movimento sindical brasileiro, com a intelectualidade, com a juventude e as militâncias brasileiras, decidiu criar um partido dos trabalhadores, para permitir que eles pudessem ocupar e disputar o poder político e ter um projeto de sociedade”, pontuou.
Ausente para tratar a saúde, o governador petista Elmano de Freitas foi representado por Onélia Santana, secretária da Proteção Social do Estado.
A governista destacou as ações do PT no estado do Ceará, em especial, implementadas durante a gestão Camilo Santana (2015-2022).
“Podemos citar o Cartão Mais Infância Ceará, o programa Mais Nutrição, a distribuição do Vale Gás a mais de 200 mil famílias cearenses e outras políticas, que hoje são continuadas pelo nosso governador Elmano de Freitas, que também instituiu o Ceará Sem Fome e o programa VaiVem”, assinalou.
Uma das requerentes da solenidade, a deputada Juliana Lucena ressaltou a forte participação política dos petistas históricos contra a ditadura e o sistema econômico e político vigente.
“Contribuíram para a criação do partido lideranças de diferentes setores da sociedade, como sindicalistas, intelectuais, artistas e religiosos da Igreja Católica ligados à Teologia da Libertação. Muitas delas haviam sido perseguidas pela ditadura militar, a exemplo de Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical na região do ABC Paulista”, recordou a deputada estadual petista.
Compareceram também os deputados Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT) e Jô Farias (PT); Augusta Brito (PT-CE), senadora da república do Brasil, e Sônia Braga, ex-presidente estadual do PT.