Desde janeiro, a Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) emite gratuitamente a nova carteira de identidade nacional (CIN) à população cearense.
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Segundo o coordenador da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, Frederico Araripe, a CIN não é obrigatória, porém deve ser providenciada até 2032.
Há outra facilidade: a CIN aglutina informações de identificação importantes, dentre eles a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de eleitor, a identidade profissional e tipo sanguíneo.
“Com a CIN, o cidadão tem todos os seus dados em um só documento, o que facilita a consulta e amplia a segurança”, acentua.
Na Casa do Cidadão, a nova carteira está sendo entregue, em média, em 30 dias. Os cidadãos também podem emitir uma versão digital ao escanear o QR Code transmitido dentro da versão imprensa.
Procedimento
Para solicitar sua CIN, o cidadão deve se dirigir a uma das Casas do Cidadão da Alece nos municípios de Barbalha e Maracanaú e, em Fortaleza, nos shoppings Iguatemi e Benfica.
Ainda, a pessoa precisa estar com seu CPF regular na Receita Federal. A primeira via da CIN será gratuita para todos.
Os documentos exigidos para a emissão são: CPF, certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para casados, separados, divorciados e viúvos), comprovante atual de endereço.
Todos os documentos devem ser apresentados em original e cópia.
Os atendimentos na Casa do Cidadão são realizados por meio de agendamentos, que podem ser feitos no link (clique AQUI).
Serviço
A Casa do Cidadão da Alece atende no edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece), na avenida Pontes Vieira, 2.348.
Os contatos podem ser feitos pelos telefones (85) 3277.2782 e (85) 3277.2786 ou pelo e-mail: casadocidadao@al.ce.gov.br.
Com informações da Assembleia Legislativa